Geral

Na Gazeta: Vagas temporárias- Como se destacar em uma entrevista de emprego?

Outubro 21 / 2021

Com a proximidade do final do ano as empresas começam a buscar profissionais temporários no mercado. Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), revelam que o mercado deverá gerar 565 mil vagas de emprego temporárias no país até o final do ano. A perspectiva é 20% maior do que o ano passado, quando foram criadas 471.300 vagas.

A administradora de empresas e coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Cristiane Hoffmann Moreira, participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta quinta-feira (21) e explicou que para se destacar o profissional precisa estar alinhado com o seu objetivo. "O mercado de vagas temporárias é o momento ideal para as pessoas que estão desempregadas conquistarem uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. O grande diferencial destas vagas é que as empresas na maioria das vezes contratam profissionais sem experiência na função. Uma dica importante é manter o foco na oportunidade daquele momento, por exemplo, se você é administrador de empresas e a oportunidade é para auxiliar administrativo mantenha o foco na vaga que está disponível", destaca a professora.

Com a retomada econômica, Cristiane alerta que muitas empresas deverão efetivar os funcionários temporários. "Existe a possibilidade de as empresas efetivarem sim os profissionais temporários. Uma dica é que o trabalhador deve entrar dando o máximo de si e não pensar que aquilo é um trabalho transitório. A média de efetivação desses funcionários gira em torno de 20% do total de contratações, portanto, entre e dedique-se para que você entre nessa estatística de efetivados", explica a especialista.

Para auxiliar quem busca uma nova oportunidade, a professora elencou seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos:

1- Redes Sociais

Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado "emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permitem adentrar no mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, exigindo atualização e manutenção constantes, baseadas no que o mercado está necessitando naquele certo momento.

2- Preparo do CV

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador a encontrar diferenciais que sejam do seu interesse.

3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrá-lo nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de conquistar o tão sonhado emprego. Lembre-se, "Só quem é visto, é lembrado". Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas em que se inscreveu.

4 - Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.

5- Preparação Profissional

Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir, o ideal é que seja feito um teste profissional para assim conseguir caminhar no que está mais próximo às suas competências individuais. Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou Psicólogo.

6- Especialização em uma única área

Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se que o mercado está cheio de profissionais medianos, seja o profissional excelente. Uma vez que quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho.

É interessante lembrar que o que fará total diferença é o seu "a mais", o que de diferente puder oferecer para o mercado de trabalho. Por isso, estude as tendências do momento e não seja mais do mesmo!



(Com informações: Ideal H+K Strategies).



Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais