Política

Governador dá a Carazinho oportunidade de apresentar nova área para presídio feminino

Outubro 19 / 2021


Lideranças locais e regionais estiveram reunidos com o governador Eduardo Leite nesta terça-feira (19) para discutir a construção do presídio feminino de Passo Fundo as margens da BR 285. 

O deputado estadual Mateus Wesp (PSDB) esteve presente assim como o Secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o Secretário de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e lideranças de Carazinho que, na ocasião, fizeram apontamentos sobre o local atual onde será construída a Cadeia Feminina. 

Embora não tenham sido apresentadas alternativas nos últimos 11 anos, inclusive na própria reunião, o governador concedeu ao prefeito e às demais lideranças o prazo de 20 dias para a apresentação de outro espaço - desde que tecnicamente viável - dentro do município de Carazinho para a realização da obra. O prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, comprometeu-se a apresentar, dentro do prazo, uma área alternativa à atual para a avaliação do Governo. O Secretário Mauro Hauschild colocou-se à disposição para auxiliar, com sua equipe, na orientação quanto aos requisitos para a viabilidade de um eventual novo espaço. 

O deputado Mateus Wesp e o Governador Eduardo afirmaram que não se trata de uma "ideia fixa" sobre a construção do presídio no local atualmente designado. Na verdade, são diversas circunstâncias ao longo dos últimos 11 anos - inclusive a falta de alternativas apresentadas nesse período - que fazem com que o Estado esteja prestes a assinar o contrato para a execução da obra, até porque todos os envolvidos concordam com um ponto: a construção de uma nova cadeia é indispensável e urgente. Por isso, seguirão trabalhando para que a região receba logo uma nova Cadeia Pública Feminina, tendo em vista a grande demanda de vagas prisionais existentes na 4ª região penitenciária, na certeza que a melhor decisão será tomada em prol das comunidades envolvidas.





Publicado por: Tiago Borges E-mail: jornalismo@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais