Região

Poema resulta em atividade na educação infantil em Almirante Tamandaré do Sul

Outubro 08 / 2021

A turma do Jardim do turno da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Criança em Almirante Tamandaré do Sul, orientados pela professora Cristiane Pereira, realizou uma atividade a partir da poesia ''A casa e seu dono'', de Elias José.

A atividade teve como finalidade de contribuir para que as crianças resignifiquem o lugar onde moram, o desenvolvimento do sentimento de pertencer a determinado grupo social, construindo assim sua identidade, reconhecendo a si como membro de uma família, que habita determinado espaço (moradia). Dentre muitas histórias, foi buscada a poesia ''A casa e seu dono'', de Elias José, que oportuniza um amplo espaço de significações entre a realidade e a imaginação. A atividade proposta às famílias foi de, primeiramente, desenharem sua casa (fazer a planta da casa) e escrever quem mora na mesma. Posteriormente, construir uma maquete da casa onde moram utilizando materiais diversos. 

A participação dos pais na execução da atividade e na construção das casas para a maquete foi considerada ótima pelos organizadores. As casas foram feitas muito parecidas com as casas das crianças, que ficaram muito empolgadas ao ver a maquete montada junto com a casa que cada um trouxe e exposta junto a prefeitura municipal.

Segundo a professora da turma, ouvir as crianças relatarem sobre como é sua casa, as pessoas que convivem com elas, auxilia na construção de sua identidade, conhecer-se constituindo uma imagem positiva de si para dialogar sobre o meio onde vivem e com quem vivem, assim despertar o interesse, o envolvimento e a participação delas nas atividades propostas.

(Fonte: Prefeitura Municipal).






Compartilhe esta notícia em suas redes sociais