Agricultura

Rosa Weber determina que governo apresente plano de compra de kit intubação

Abril 29 / 2021


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, mandou o governo Jair Bolsonaro elaborar nos próximos dez dias um plano para garantir a compra e o fornecimento do kit intubação, conjunto de medicamentos utilizados para sedação e anestesia de pacientes graves com Covid-19. Cabe à União monitorar os estoques nos Estados e apresentar previsão de abastecimento desses insumos e os recursos utilizados para a compra.

Rosa Weber deferiu a liminar em uma ação movida pelo Estado da Bahia, que acusa a União de cortar verbas destinadas aos Estados para a compra dos materiais, cuja falta  compromete o tratamento de pacientes com Covid-19 e leva o sistema de saúde para próximo do colapso.

A ministra apontou na decisão que a própria União reconhece as dificuldades de desabastecimento do kit intubação nos Estados nos autos e que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na quinta-feira passada, que o governo federal está “unindo forças para que não haja desabastecimento no mercado”.

Na mesma decisão, Rosa agendou para o próximo dia 11 de maio uma audiência de conciliação entre representantes da União e do Estado da Bahia.

 


Correio do Povo




Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais