Português e Literatura

Identificando a diferença de sentido

Maria Solange
Novembro 08/ 2021

Muitas vezes, deparamo-nos com palavras que parecem ser iguais na forma escrita, mas em termos de sentido, são totalmente diferentes. Atentemos para as seguintes:

          1-> Fim de semana -> “fim” é um substantivo que indica conclusão, encerramento, fechamento da semana, ou seja, sexta-feira e sábado. Porque no domingo já é início da semana. Ex.: Neste fim de semana, viajaremos. Ele trabalha todo fim de semana.

            ->Final de semana -> “final” é um adjetivo que indica a parte final de alguma coisa. Neste caso, corresponde ao sábado e domingo. Ex.: Neste final de semana, não poderei sair. As crianças brincaram muito neste final de semana.

        2-> Todo dia = diariamente. Ex.: Todo dia, escovo os dentes.

          ->Todo o dia = dia inteiro. Ex.: Ele ficou aqui todo o dia.

        3-> Enfim = resume colocações, citações, observações. Ex.: O gerente da loja disse que teria que ir a muitos compromissos, participar de entrevistas, fazer compras, enfim, não saberia dizer quando voltaria.

               Afinal = conclusão. Ex.: Afinal, ele vai participar ou não da reunião?

        4-> Porquanto = porque, visto, já que. Ex.: Porquanto não tinha compromisso, resolveu dormir até tarde.

                Por  quanto = indica quantidade ou valor. Ex.: Você vai vender o apartamento por quanto?

       5-> Ao invés de = sentido de “ao contrário de”. Ex.: Ao invés do que previu a meteorologia, choveu bastante. Ele pediu que fosse embora ao invés de ficar e discutir o caso.

              Em vez de = no lugar de, em substituição. Ex.: Em vez de sair, ficou em casa dormindo. A garota, em vez de ajudar a mão, saiu com as amigas.

       6-> Senão = quando significar “do contrário”. Ex.: Devemos cumprir o horário, senão seremos despedidos. Eu estava muito ocupada, senão teria ido à festa.

              Se  não = caso não (indica uma possibilidade). Ex.: Se não chover, viajaremos. Vou tentar chegar mais cedo; se não eu aviso.

        7-> Demais = bastante, muito. Ex.: Aquela criança dorme demais. 

               De  mais = quando der para substituir por “de  menos”. Ex.: Precisamos de mais (de  menos) atenção, empatia e compaixão.

        8-> Depressão = transtorno mental que dá origem à tristeza, angústia. Ex.: Aquele jovem entrou numa depressão profunda.

               Depressão = relevo aplainado. Ex.: As depressões no Brasil são originárias de processos erosivos nas bordas das bacias sedimentares.

               De pressão = refere-se à pressão arterial. Ex.: Aquele senhor tem problemas de pressão alta, ou seja, ele é hipertenso.




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais