Expodireto

Arena é inaugurada com o objetivo de conectar o produtor rural

Jornalista Gazeta
Março 02 / 2020

A Arena Agrodigital, que busca ser um espaço inovador e que auxilie o produtor rural, foi inaugurada na manhã de hoje, 2, durante a 21ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A Arena é uma área de convergência de tecnologias com mais de 1.700m², nos quais estão distribuídas 26 empresas, sendo 20 em estandes e 6 em mesas de negócios que apresentam e debatem as tecnologias digitais do agronegócio, que têm transformado a forma do agricultor trabalhar e buscar resultados.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, esse é um espaço inovador que apresenta o conceito do Agro 4.0 para os produtores, ajudando-os a entender a importância da tecnologia e massificar seu uso nas propriedades. “Esse é um marco, um divisor de águas dentro da Expodireto”, destacou, ao mesmo tempo em que citou a mudança de cultura que a tecnologia pode proporcionar para os agricultores.

Representando o presidente da república Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni comentou sobre os dois vetores essenciais presentes no espaço da Arena, a tradução da tecnologia para o produtor e a geração de novas tecnologias que proporcionarão crescimento para o setor.

Já a ministra da Agricultura Tereza Cristina argumentou sobre a necessidade de democratizar a tecnologia que já existe, que precisa chegar ao campo para auxiliar efetivamente o produtor.

Também presente na inauguração da Arena, o governador do Estado, Eduardo Leite, salientou o quanto o avanço digital pode contribuir para que o Rio Grande do Sul seja uma referência em tecnologia para o agronegócio.

Arena - Um espaço de convergência

O objetivo da Arena, segundo o gerente de TI, Qualidade e Processos da Cotrijal, Luiz Felipe Lopes, é expor nas 70 palestras programadas as experiências em inovação e tecnologia dos próprios expositores e apresentar alternativas e soluções que podem trazer benefícios nas propriedades.

Para ele, o principal problema da tecnologia nas propriedades rurais é a conexão e convergência entre os sistemas que já existem. A Cotrijal, através da Arena, quer mostrar o caminho que os produtores e associados podem seguir. “Uma plataforma simples, onde tudo esteja convergindo para o mesmo local, isso é o ideal”, salientou.

A Arena tem estrutura circular e formato de arena multipalco, conta com quatro auditórios com 80 lugares, com telões de projeção de conteúdo e fones multicanal, área de credenciamento, cafeteria e lounge. O espaço estará aberto para visitação de 2 a 6 de março, com programação das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Programação destaque da Arena

Dia 2/3 – 14h – Palestra magna: A sociedade 5.0 - O futuro inteligente além da inovação

Palestrante: Gil Giardelli, um dos nomes mais influentes em termos de pesquisa da cultura digital.

Dia 3/3 – 10h - Palestra magna: Impacto da inovação e tecnologia em máquinas e equipamentos na produtividade.

Palestrante: presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann.

Dia 4/3 – 14h: Palestra magna: O novo consumidor e suas exigências. Ameaças e oportunidades para a pecuária 4.0.

Palestrante: economista e chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

Dia 5/3 - 10h: Palestra magna: A tecnologia espacial focada no agronegócio.

Palestrante: CEO e fundador da Hypercubes (empresa norte-americana), Fábio Teixeira.

Dia 6/3 – 14h: Painel com participação dos CIO’s Daniel Misturini (Cooperativa Santa Clara), Ricardo Nizoli (Stihl) e Vinicius Malmann (BsBios), mediado pelo gerente de TI da Cotrijal, Luiz Felipe Lopes.



(Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal)



Compartilhe esta notícia em suas redes sociais