Coluna Circulando e a política atual.

PTB x PDT.

Ana Maria Leal
Julho 03/ 2020

As declarações do presidente pedetista em Carazinho justificando sua resistência em estar numa aliança com o PTB nas eleições deste ano ainda repercutem.

Publico, na íntegra, nota que me foi enviada pelo PTB referente a entrevista de Paulo Barbosa abordada na coluna anterior:

 

''NOTA OFICIAL DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO

O PTB - Carazinho, diante das declarações do Presidente local do PDT, manifesta-se:

O PTB-Carazinho é movido por pessoas que têm caráter ético e moral, não tendo impulsos para desrespeitar as pessoas, as opiniões, e, muito menos outras siglas partidárias.

Sabemos muito bem das dificuldades de conclamar a população para que participem dos partidos e que essa missão, árdua, impõe que estejam na condução dessas agremiações pessoas com o mínimo de preparo e refino no trato com os co-irmãos.

Não havendo isso, a sociedade que já é critica ácida dos partidos, acabará por afastar-se ainda mais, esvaziando a forma legal e válida de arregimentação de ideais para a construção de uma pátria melhor.

É na da politica partidária - única via para as candidaturas - que se forjam nossos governantes, e, se essas instituições são contagiadas por ímpetos pessoais toscos e desrespeitosos, como então podemos cobrar que tenhamos candidatos à altura das exigências que a sociedade impõe aos homens públicos?

Nossa missão é pontuada pelo desiderato da busca que, sempre, as representações dessas entidades sejam capitaneadas por pessoas que pensem e tenham perseverança para o equilíbrio de suas manifestações que não beirem ao desacato aos demais.

Assim é que a sociedade carazinhense pode comparar as atitudes e comportamentos de nossos filiados e ter para si a avaliação do caminho certo da construção de proposições edificadoras.

Com a consciência de sermos colaboradores e vetores para uma sociedade melhor, não refutamos as críticas construtivas, mas, não admitimos agressões gratuitas, desproporcionais e injustas.

Cremos que o Presidente do co-irmão perdeu uma grande oportunidade do silêncio, ou, ao menos, de guardar suas avaliações pessoais para seus momentos de reflexão, medindo as palavras e contendo o afã de nos atacar, com ilações que beiram a imaturidade de um líder.

Reafirmamos:

1 - O PTB acredita e defende a liberdade de expressão e de manifestação. Essas máximas não podem ser freadas por qualquer tipo de censura.

2 - Que as manifestações devem basear-se em princípios éticos, de respeito e solidariedade.

3 - Não podemos admitir a fala do Presidente do PDT nos acusando de atuarmos contra os trabalhadores, quando poderia puxar pela memória nosso fundador Getúlio Vargas. Contra vertentes comunistas e exploração do trabalhador foi o grande estadista e líder do trabalhismo, criando a CLT e todos os direitos que até hoje vigem. E isso nada tem a ver com comunismo, socialismo ou qualquer outra ligação que pretendam nos impor como pecha.

A reforma trabalhista não subtraiu direitos e sua atualização - após 75 anos de existência - foi idealiza por nosso Filiado - Vice Presidente Nacional do PTB Ronaldo Nogueira, após tentativas de FHC, Lula e Dilma. Foi o filho de Carazinho que teve a coragem patriótica, enfrentando corporações em uma verdadeira guerra ideológica, pondo em risco, inclusive, sua reeleição a Deputado Federal.

Rememoramos aos desavisados que integrantes de outros partidos como PSDB, PP e PL, votaram na reforma trabalhista, como votaram na reforma da previdência, mas a visão de coligações momentâneas pelo poder, pode cegar alguns.

Todos os direitos do trabalhador foram garantidos: jornada de 8 horas, descanso semanal remunerado, auxílio maternidade, insalubridade, FGTS, resistindo aos interesses de extingui-los.

Com a unção dos destemidos que pensam no futuro da pátria, Ronaldo, muito diferente dos que só pensa em si e nas eleições, foi imolado ao sacrifício de não ser eleito.

Mas nem com o desdém dos votos Ronaldo abandonou nossa cidade, para a qual já destinou mais de R$ 12.000.000,00 em emendas, o Hospital de Caridade é o testemunho das verbas que viabilizaram e continuam trazendo muitos benefícios à comunidade.

4 - O mesmo respeito que damos também merecemos, fazendo um apelo para que, nos comportemos como os homens altivos movidos pela boa-fé e mantenhamos os debates no campo das ideias para apresentar soluções para nossa cidade. As eventuais críticas que sejam presenciais, sob pena de cometermos a tirania de impossibilitar a defesa.

5 - Por último, clamamos que nossa proposta de construir um debate edificante para o melhor por Carazinho não seja abandonada por rompantes ou visões pessoais limitadas e por ataques de qualquer ordem.

Carazinho 03 de julho de 2020

RONALDO NOGUEIRA - Vice-Presidente Nacional PTB

WILSON MOREIRA - Presidente PTB - Carazinho''.

 



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais